Página Inicial
  • Home
  • Guia Comercial
  • Notícias
  • Eventos
  • Turismo e Lazer
  • Hospedagem
  • Ver mais...
    • Imóveis
    • Eleições
    • Esportes
    • Social
    • Cultura
    • Governo
    • Justiça
    • Contato
}

PUBLICIDADE

Hentzy Acabamentos

Home Turismo

Turismo Cultural em Rio das Ostras

Turismo Cultural

A origem de Rio das Ostras data, entretanto, de cerca de 4 mil anos, quando era habitada por caçadores e coletores semi-nômades, cuja presença pode ser comprovada em seu solo repleto de sambaquis, com áreas de sítios arqueológicos demarcadas em 1967 por pesquisadores do IAB- Instituto de Arqueologia Brasileira, confirmando sua pré-história.

Situada na Capitania de São Vicente, tinha a denominação de Leripe(que em tupi-guarani significa “Lugar de Ostra”) ou Seripe, sendo parte das terras da Sesmaria doada aos jesuítas pelo Capitão Mor Governador Martins Corrêa de Sá. Esta faixa foi delimitada por dois marcos de pedra colocados em Itapebussus e na barreta do Rio Leripe com a insígnia da Companhia de Jesus.
Os Jesuítas foram responsáveis pelas primeiras construções na região como o Poço de Pedras do Largo e a antiga Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Conhecida então como Baía Formosa no século XIX, foi um próspero arraial e seu crescimento se deu ao redor da igreja e do Poço de Pedras.

No início do século XX, Rio das Ostras era carinhosamente chamada de Terra dos Peixes, uma simples aldeia de pescadores com abundante pesca no rio e mar, segundo depoimentos dos antigos moradores.

A expansão turística e a construção da Rodovia Amaral Peixoto na década de 50 definitivamente contribuíram para o desenvolvimento da cidade que se transformou no valioso município de hoje. Sua emancipação político-administrativa ocorreu em 10 de abril de 1992. Desde então, seu crescimento é considerado o maior do interior do Estado, distribuído em uma área territorial de 232 Km² de extensão.


Opções Culturais em Rio das Ostras


Casa da Cultura

Casa da Cultura

Biblioteca Pública

Biblioteca Pública

Poço de Pedras

Poço de Pedras

Praca do Artesão

Praca do Artesão

Centro Ferroviário de Cultura

Centro Ferroviário de Cultura

Praça do Trem e Casa de Bonecas

Praça do Trem e Casa de Bonecas

Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

Sítio Arqueológico

Casa da Música Geraldo Carneiro

Casa da Música Geraldo Carneiro

Escola Municipal de Dança Helba Nogueira

Escola Municipal de Dança Helba Nogueira

Oficina de Luteria

Oficina de Luteria

Teatro Municipal de Rio das Ostras

Teatro Municipal de Rio das Ostras

Sala da Cultura do Cinema

Sala da Cultura do Cinema

Portugês ( Brasil ) English = Inglês Español = Espanhol Français = Francês) Deutsch = Alemão Deutsch = Alemão

Portal Rio das Ostras

Fundado em 12 de outubro de 1998, por Marcelo Teles, o Portal Rio das Ostras é o portal pioneiro de toda região da Costa do Sol e um dos primeiros do Brasil a abranger conteúdo sobre localidades.

Na época da criação do Portal Rio das Ostras sequer existia provedor de internet em Rio das Ostras e era necessário utilizar um provedor da cidade vizinha, por conexão discada. Meses depois, Marcelo Teles abriu as portas do primeiro Cyber Café de Rio das Ostras, o que possibilitou a muito visitantes e moradores a terem acesso a web. Em seguida, trouxe a conexão via satélite para o município. Meses depois, em parceria com o Provedor Terra, expandiu o acesso para as residências e empresas da cidade. Pioneirismo digital, cidade bem mais divulgada!

Obrigado por nos acessar e fazer parte de nossa história.

Contato

Não temos qualquer vínculo com eventos de terceiros e com o governo da cidade. Procure o site governamental, para tratar de assuntos relacionados a prefeitura, suas secretarias e demais órgãos afins. As informações de governo aqui divulgadas, de prefeitura e de eventos, são meros compartilhamentos de informações recebidas por e-mail ou por telefone. Não temos qualquer outra informação, além das que aqui já estão exibidas.

Para clientes do Portal , clicar aqui.

Este site não pode ser reproduzido ou copiado,
no todo ou em parte,sem a autorização expressa de
Portal Rio das Ostras www.riodasostras.com.br

Site desenvolvido por: Portal Rio das Ostras .