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[ Notícia 1306 ]
21/07/2010
Média de Rio das Ostras no Enem é a maior entre as escolas municipais e estaduais da Região
Imero, unidade da rede municipal, se destacou na avaliação promovida pelo MEC em 2009
Rio das Ostras se destacou mais uma vez no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, divulgado nesta segunda-feira, dia 19, alcançando o primeiro lugar entre as unidades municipais e estaduais da Região. O Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) ficou com 599,19 na prova realizada pelo Ministério da Educação e conquistou a melhor média entre as escolas sediadas em Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã. Apenas uma unidade pública, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, antigo Cefet, ficou com nota maior que o Imero.
“Abraçamos o Ensino Médio, que é de competência do governo estadual, e estamos satisfeitos com o resultado. Nosso curso é voltado para a Formação de Professores, mas nossos estudantes também estão alcançando sucesso no vestibular. Temos ex-alunos aprovados em faculdades nas áreas tecnológicas e biológicas, inclusive Medicina, que é um dos cursos mais concorridos”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.
O Ensino Médio do Imero é em horário integral, das 7h30 às 17h30, oferecendo matérias de formação geral e pedagógicas. Segundo a diretora da unidade, Hovênia Duarte, apesar do foco do instituto ser a formação dos professores e não o vestibular, os bons resultados não surpreendem. “Quando promovemos a educação para a vida, estamos preparando o aluno também para entrar na faculdade. Nossos professores são muito capacitados e dedicados e isso faz a diferença”, enfatiza Hovênia.
Alunos aprendem a pensar – Segundo o professor de Química Carlos Roberto de Souza Mello, os alunos do Imero se destacam no Ensino Médio. “Nossos estudantes estão um degrau acima dos demais e falo isso com a experiência de quem leciona em escolas particulares bem classificadas no Enem. Em geral, essas escolas preparam os alunos apenas para passar no vestibular. Aqui no instituto os jovens aprendem a pensar”, destaca Carlos Roberto.
Motivar os alunos a exercer a cidadania e a desenvolver os potenciais. Esses são alguns dos objetivos das aulas de xadrez ministradas por Anderson Morgado. Professor de Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos, Morgado afirma que o xadrez não se limita a estimular o raciocínio lógico. “Esse jogo aumenta a auto-estima e ajuda a se tornar sujeito pleno e soberano”, assegura, lembrando que com essas aulas quer mostrar aos futuros professores a importância do xadrez no aprendizado escolar.
Maria Leandra Francisco, que também leciona a disciplina Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos, diz que procura mostrar aos alunos o importante papel do educador. “Acho importante motivar quem desejar ser professor. Afinal, a escola deve cumprir o seu papel de produzir conhecimento e estimular a reflexão”, conclui Leandra.
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